sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Queremos uma Freguesia mais limpa!

Denunciamos aqui o facto de uma casa no lugar da Igreja despejar a fossa para a estrada, mas a verdade é que por Bagunte existem mais sítios onde se fazem este género de práticas. Já se assistiu em Corvos, Aldeia Nova, Vila Verde, Figueiró de Baixo e muito provavelmente acontece ainda em mais zonas, que nunca tivemos oportunidade de as verificar.

Verificam-se ainda outras situações, por exemplo no Lugar da Aldeia Nova, existem moradores que colocam os restos do seu quintal e jardim, nos terrenos dos vizinhos, deixando-os cheios de lixo natural amontoado, um tremendo risco em caso de incêndio.

Por fim, um último alerta, no lugar de Vila Verde, um agricultor gosta de passear os seus animais pela rua, quando podia fazê-lo pelos seus terrenos. Ora a parte preocupante está no facto de a rua estar completamente imunda impedindo a circulação pedonal.

Estaremos atentos e críticos a estas situações.

Poderia fazer-se alguma coisa...

Ainda no início de um novo ano, Bagunte espera realmente um aumento de investimento. Falamos aqui na necessidade de se requalificar a área do largo de Santana, mas a verdade, é que são várias as zonas onde é necessária uma intervenção.

Os jardins são sem dúvida um ponto de embelezamento da freguesia, mas existem determinadas estruturas que mereciam também uma reestruturação.

No lugar de Santagões, por exemplo, existe uma pequena rua, com menos de 50 metros que poderia ser pavimentada. Pensamos ser um esforço menor, para uma satisfação maior da população que ali mora. (Existe ainda uma outra rua neste lugar nas mesmas condições, mas um pouco maior…)

Neste lugar ainda, existe uma rua, cuja falte de saneamento provoca inundações na rua e numa das casas da rua, quando a chuva é intensa. Caso preocupante.

Nos lugares da Igreja, Santana e Vilar, são inúmeras as situações em que as casas têm águas direccionadas para a rua, deixando-a constantemente suja e mal cheirosa.

A mais preocupante de todas, deu-se ainda no passado dia 17, quando eram cerca das 23 horas, e um mau cheiro inundou a zona junto à Igreja Paroquial. Qual o espanto, quando se reparou que havia ali uma casa que acabava de despejar a fossa pela rua abaixo. Caro Sr. a Junta de Freguesia presta um serviço que resolve este tipo de problemas, sem incomodar ninguém. €5 para esvaziarem a fossa é uma quantia insignificante e resolvia essa falta de civismo que aí se exerce.

Não nos prolongando mais, referimos só que se deveria estar mais atento a estas situações. São pequenas coisas, que dizem muito…

segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Novo Endereço WEB

O Bagunte Digital registou o seu domínio…

A partir de agora, para abrir o nosso blogg, basta digitar WWW.BAGUNTEDIGITAL.COM.

 

Cada vez mais perto…

sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

Um Largo que merece mais...

Provavelmente, este é um dos poucos aspectos onde toda a freguesia estará de acordo. Não queremos esta questão constantemente adiada.

Compreendemos as dificuldades das autarquias no que diz respeito a investimentos económicos, mas não podemos desculpar-nos para todo sempre por falta de dinheiro. Será que ainda não se juntaram uns trocos para fazer uma obra neste largo?

Apelamos ao empenho neste projecto, por parte dos responsáveis da Câmara Municipal, apelamos à insistência, por parte da Junta de Freguesia, mas acima de tudo apelamos à união da população neste objectivo comum, que é resolver a questão do Largo de Santana.

quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

Paisagens que inspiram "artistas"...

Foi com grande espanto quando hoje, em pesquisas num site de fotografia na Internet, encontramos três fotos lindíssimas de Bagunte.

Estão publicadas no site www.olhares.com e podem ser vistas nos respectivos links por cima de cada uma. Aqui colocamos apenas uma amostra de baixa resolução, uma vez que são trabalhos com direitos de autor.

É bom ver que as nossas paisagens servem de inspiração àqueles que nos visitam, bem como aos que comentam as fotos neste site. Ao aceder aos links em baixo, alé das fotos, pode também ver os comentários deixados pelos visitantes do site.

Link: http://www.olhares.com/ponte_d_zameiro/foto662289.html


Link: http://www.olhares.com/cividade_de_bagunte/foto585578.html

Mau aspecto merece mais atenção!

O aspecto urbanístico dos locais públicos é uma preocupação que devia ser da responsabilidade de toda a gente.
Em Bagunte existem alguns pontos a corrigir nesta área.
Para dar um exemplo, na zona da Ponte D’Ave, no largo da Capela de N. Senhora da Ajuda onde, pior que não ter um jardim arranjado, é ter um vizinho que não conhece o significado de limpeza e arrumação, existe uma oficina que labora na via pública, sem condições, obstruindo o trânsito, a lindíssima vista para a capela e rio, e sujando a estrada com substancias perigosas para a circulação automóvel e pedonal como são os óleos. Certas áreas estão negras de tanto óleo queimado que já ali caiu.
É um caso preocupante… Na passada Quinta Feira, dia 28 de Dezembro o Largo estava completamente obstruído por vários camiões ali estacionados, que dificultavam a visibilidade e circulação automóvel na zona.
As autoridades competentes deveriam tomar precauções relativamente a estes aspectos, pois é do interesse de todos que eles não aconteçam.