quinta-feira, 17 de abril de 2008

Cividade de Bagunte

Cividade de Bagunte 10-04-2008

Na sequência do trabalho que tem vindo a desenvolver, ao longo dos últimos anos, o Gabinete de Arqueologia de Vila do Conde continua empenhado no desenvolvimento de acções em três vertentes distintas: Conservação, Investigação e Divulgação do Património Arqueológico do concelho.

A Cividade de Bagunte e o Castro de S. Paio em Labruge são os sítios de maior relevo no município, entre os mais de 60 já identificados, alguns dos quais alvo de trabalhos de investigação e conservação na actualidade.

No âmbito desta actuação, estão a ser desenvolvidos contactos com a Universidade do Texas, no sentido de estabelecer uma convenção que permita transformar a Cividade de Bagunte numa "Field School" dessa instituição de ensino, à semelhança do que poderá vir a concretizar-se com as Universidades de Durham (Reino Unido) e Rennes (França).

As negociações encontram-se já numa fase final, estimando-se para os próximos meses a deslocação de uma equipa de trabalho da Universidade do Texas a Vila do Conde, com particular destaque para a visita a efectuar à Cividade de Bagunte.

Cabe ao Gabinete de Arqueologia Municipal, que foi criado em 1998, a preparação de uma intervenção musealizadora nos principais sítios arqueológicos do concelho, nomeadamente na Cividade de Bagunte, para a qual está já elaborado o Projecto de Dinamização Cultural.

Este documento prevê uma intervenção ao nível da investigação e da musealização e dará origem ao Campo Arqueológico de Bagunte.

Sem comentários: