terça-feira, 29 de maio de 2007

6 Horas BTT Cividade de Bagunte


Está confirmado o regresso das 6horas de BTT Cividade de Bagunte. Este ano, a prova é parte integrante da Federação Portuguesa de Ciclismo, e conta desde já com o seu total apoio.

Com um espírito mais arrojado, a prova este ano divide-se em duas fazes. Uma fase com a duração de 6 horas, tal como o ano passado, e uma outra fase com a duração de 3 horas. O intuito é trazer até esta prova ainda mais publico.

Esperemos este ano ver correr entre os participantes gentes de Bagunte. Seria de certo o maior agrado da organização.

Visitem o site em: www.6hbttcividadebagunte.com.

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Com quatro anos ficou milionário

In Diário de Noticias

ALFREDO TEIXEIRA
HERNÂNI PEREIRA (imagem)

Começaram a jogar no Euromilhões quando o pequeno Rui tinha três anos. Foi há um ano, e foi a criança que escolheu os números da chave com que Joaquim e Inês jogam de então para cá. Logo da primeira vez saíram 250 euros. Na semana passada ganharam 15. Na sexta-feira ficaram milionários com o prémio de 15 milhões de euros.

Inês só no sábado se deu conta da fortuna. "Estava aqui no café com mais três clientes e vi o boletim. Gritei logo: o meu filho acertou no Euromilhões!", recorda a totalista. Inês, de 35 anos, é proprietária de um pequeno café no Largo de Santa Ana, em Bagunte, concelho de Vila do Conde. O marido, Joaquim Lemos, de 40 anos, está desempregado. Vendia produtos agrícolas mas nos últimos tempos ajuda a mulher no café.

Nenhum interiorizou ainda o facto de estarem milionários. "Vou ser a mesma que era. Não é o dinheiro que me vai mudar", refere Inês. Para já, pensam fazer uma viagem mas não escolheram ainda um destino. Depois querem uma casa própria, pois vivem numa cedida pelos sogros. "De resto, vamos ficar pelo café. Eu e o meu marido, porque o dinheiro não é tudo na vida", acrescenta a mulher.

Ontem de manhã, o Café Santana estava cheio de clientes e o tema de conversa não podia ser outro. No entanto, nada é oferecido. Inês diz que "toda a gente paga". E justifica: "Não é por me sair tanto dinheiro que vou passar a dar coisas."

Para já, a família de ambos vai ser ajudada e depois há o Rui, porque "sem ele nada disto teria acontecido". Por isso, muito do esforço do casal será o de tentar dar um bom futuro ao filho, agora com quatro anos. O Rui diz que "não está contente" e não pede aos pais nenhuma prenda especial. Envergonhado, esconde-se atrás da mãe, que, à porta do café, vai mimando o filho. Do interior ouvem-se as vozes e a algazarra dos homens. "As crianças agora têm de tudo. Não é preciso sair o Euromilhões, por isso é que ele não pede nada", salienta Inês, que tenta proteger o filho da máquina fotográfica do repórter do DN. Não quer que ele seja identificado. "Com tanta coisa que se ouve por aí, depois disto ainda nos tentam fazer mal", diz. O certo é que a notícia rapidamente se espalhou pela freguesia e, neste momento, toda a gente sabe quem são os novos milionários de Bagunte. Inês e Joaquim dizem que "não vão ficar excêntricos", como refere a publicidade ao Euromilhões. Não têm nenhum sonho especial a realizar. Vão continuar a jogar, "sempre com a mesma chave". E, diz Inês, "quem sabe se na próxima semana não nos voltará a sair".

In Diário de Notícias (Ver)

PARABÉNS AOS VENCEDORES

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Os moinhos e as Azenhas de Figueiró

O lugar de Figueiró está marcado pelos traços do passado... Gente, que nas margens de um regato que corre em direcção ao Ave, trabalhava o trigo para se fazer a farinha para o pão. Ainda hoje, existe lá, um moinho em funcionamento, cuja tradição continua de pé. Facto esse de salientar, visto estarem todos os outros desactivados, e inclusive, alguns em mau estado de conservação.

Ali ao lado, existe ainda um antigo forno da cal. Um dos poucos que sobrevive com os traços do passado na zona norte.

Estes são pontos de potencial turístico que infelizmente não têm o devido relevo. Contudo, têm bons acessos e são de fácil localização... Uma mais valia para a freguesia, que no futuro pode ser bem aproveitada. Referimos ainda o caso dos moinhos de São Lourenço em Viana do Castelo, que foram reabilitados por um programa europeu, permitindo a sua reconstituição e fazer deles um pólo atractivo para os turistas nacionais e internacionais. Bons exemplos do uso dos fundos europeus.

segunda-feira, 21 de maio de 2007

As 7 que afinal são 13...

É de compreender que Vila do Conde reúne bastantes maravilhas e elegerem-se 7 entre tantas, é realmente uma tarefa difícil. As tão faladas 7 maravilhas, afinal foram 13, o que deixou as contas de muitos baralhadas.

De assinalar, como já tinhamos referido, foi o facto de, na votação pela Internet, a Cividade de Bagunte ter registado o primeiro lugar.

Aí está um bom motivo para começarmos a olhar o que temos com outros olhos...

Registo ainda a Ponte D. Zameiro que ocupou um dos 7 primeiros lugares da votação via Internet.

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Procura Emprego?

Em altura de crise, aumentam a cada dia o número de desempregados. O Bagunte Digital decidiu ajuda-lo a si, que procura um emprego.

www.pontodeemprego.com
www.randstad.pt

Estes sites que apresentamos acima, permitem-lhe procurar empregos facilmente e de forma eficaz.

O site Ponto de Emprego, indica-lhe automaticamente os empregos disponíveis na zona que pretende. Numa das pesquisas que fizemos para a zona de Vila do Conde, haviam disponíveis 5 oportunidades de emprego, desde secretaria a operadores fabris.

O site www.randstad.pt, pertence à empresa de recursos humanos Randstad, e ao inscrever-se pode receber propostas de emprego, dentro das suas habilitações e qualificações profissionais.

Experimente!

terça-feira, 15 de maio de 2007

ALERTA INCENDIOS

As temperaturas altas e o vento estão aí. Em caso de incêndio ligue 117!

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Festa N. Senhora Fátima - em Imagens

Festa N. Senhora Fátima

As habituais comemorações do 13 de Maio em Bagunte, estiveram este ano marcadas pela chuva que se fez sentir e que, em parte, dificultou a sua realização, refiro-me nomeadamente à actuação do artista convidado - Ana Malhoa - que cantou apenas algumas músicas e cancelou o espectáculo devido à chuva e ao vento.
Tudo isto gerou alguma alteração no programa, que fez com que o fogo se iniciasse 30 minutos mais cedo que o habitual.

Nas festividades religiosas, as que atraem maior número de população, a procissão de velas, sexta feira, foi bastante concorrida como habitual, e a procissão de figurados teve também muito publico a assistir.

Nota positiva fica mais uma vez, como não poderia deixar de ser, ao tapetes florais. Estavam espalhados ao longo das ruas, Igreja; N. Senhora Fátima e Comércio, e mais uma vez, foram uma das principais atracções da festa. Durante a manhã eram várias as pessoas que percorriam as ruas a assistirem aos avanços da construção dos tapetes.

O domingo esteve marcado ainda pela forte sessão de fogo, bem como pela actuação das bandas de música convidadas.

As festividades encerram hoje, com o recolher do andor de N. Senhor dos Paços da igreja para a capela de N. Senhor dos Paços.

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Acidente Grave na Rua Luís de Camões

Deu-se ontem por volta da 17h um grave acidente na rua Luís de Camões, envolvendo um veículo ligeiro e carro sem carta.
O acidente levou ao corte da via durante cerca de 2 horas, e ao local acorreram 2 ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde e uma do INEM. Uma das vítimas esteve encarcerada, o que dificultou os trabalhos das equipas de socorro.
Naquela zona costumam suceder-se alguns acidentes graves, contudo as suas principais causas são o excesso de velocidade e má adequação da condução ao estado do piso.

Caminho dos fornos melhorado

Ainda que não tenha sido pavimentado, foi sem dúvida uma solução que resolveu parte do problema. Assim, o chamado caminho dos fornos, em Santagões, passa a estar transitável a todos os veículos.
O pouco, que se faz muito. Ao melhorar este caminho, o acesso ao largo de São Miguel, para quem vem da Rua Luís de Camões, passa a ser mais rápido.

Liberdade de Expressão

Liberdade de expressão é o direito de se manifestar opiniões livremente.

A liberdade de expressão é um conceito considerado frequentemente integral nas democracias liberais modernas para eliminar a censura. O discurso livre é também apoiado pela Declaração Internacional dos Direitos Humanos, especificamente sob o artigo 19 da declaração universal dos direitos humanos e o artigo 10 da convenção europeia de direitos humanos, embora esse direito não seja exercido em vários países.

(continua)

In Wikipédia

quarta-feira, 9 de maio de 2007

I Concurso de Fotografia - JUNQUEIRA EM IMAGENS

I Concurso de Fotografia - JUNQUEIRA EM IMAGENS

Festa de N. S. de Fátima

Estamos já na semana da Festa de expoente máximo da Freguesia, e verifica-se que os trabalhos de adornos do "palco" da festa já se iniciaram. Estas festas tradicionais, têm vindo a perder o seu público ao longo dos anos. Esperemos que Bagunte contrarie a situação e que a festa tenha o sucesso desejado pela organização e por todos os Baguntenses.
Tal como habitual, este ano não vai faltar o fogo de artificio e os habituais tapetes de flores naturais, que tanto embelezam a freguesia no dia da festa.

terça-feira, 8 de maio de 2007

Assembleia de Freguesia

Realizou-se na passada sexta-feira dia 4 de Maio, mais uma reunião da assembleia de freguesia de Bagunte.
Entre os assuntos tratados, esteve o relatório de contas do ano de 2006.
A reunião seguiu os parâmetros habituais, contudo notou-se que a oposição “falou mais alto” em todo o sentido da palavra, interrompendo várias vezes a assembleia, sem pedir autorização, com a voz fora de tom...
De salientar foi o facto de, mais uma vez, o Sr. Acácio Campos, ter referido que os documentos necessários para a Assembleia chegaram tarde e que não teve tempo de os analisar. Defende que deveriam ser entregues com a convocatória. Contudo, por várias vezes afirmou ainda não ter lido o regulamento e não perceber muito de leis. Perguntamo-nos se seria realmente necessário entregar os documentos mais cedo, uma vez que se já lá vai um ano e meio e ainda não leu o regulamento. Assim, talvez deva ser necessário entregar os documentos para as assembleias meia dúzia de anos mais cedo.
À frente, ao Sr. Presidente da Junta fica a vontade de que realmente 2007 seja um ano de investimentos e concretização de alguns projectos necessários.
Estaremos atentos, e imparciais, às suas promessas eleitorais. Sabemos que grande parte dos seus projectos, em termos de serviços, e acção social, estão bem encaminhados, mas o povo de Bagunte precisa de muito mais. Algumas obras necessárias, cuja envergadura sabe-se ser de grande porte, mas a necessidade assim o exige, e o esforço terá de vir por parte da Junta e da Câmara Municipal. O povo de Bagunte necessita de uma colaboração mútua entre o poder local. Se a oposição reclama a necessidade de que sejam solicitadas mais reuniões ao Sr. Presidente da Câmara, que assim seja. Este é um capricho fácil de satisfazer, e que não vai ficar nada mal à Junta de Freguesia. Pelo menos poderíamos passar a discutir outros assuntos mais importantes nas assembleias, uma vez que nas últimas tem-se insistido permanentemente neste assunto chato e fácil de resolver.

A ver vamos.