quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

1ª Representação do presépio vivo


Presépio Vivo

Representações :

> dia 29 no final da missa - 20 horas
> dia 30 às 15h
> dia 1 às 15h
> dia 5 às 20h
> dia 6 às 15h

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Presépio Vivo volta a animar o natal em Bagunte



É o renascer de uma tradição que tanto orgulho trouxe à freguesia de Bagunte.

A iniciativa foi avançada pelo Grupo de Jovens que mobilizou esforços no sentido de se organizar novamente o presépio vivo.

A ideia, surgiu de repente, e todo o grupo se mobilizou. Não se pretende realizar exactamente o que se fez em anos anteriores, uma vez que o tempo para este ano não nos permite, mas pretende-se recriar os pontos mais importantes do nascimento de Jesus.

Esperemos que seja mais uma actividade de sucesso, como em outros anos. Para já, fica um apelo a todos os que estiverem interessados em participar, que entrem em contacto com o responsável pela actividade.

De salientar ainda são todas as iniciativas que se realizam no sentido de que esteja reflectido por toda a freguesia o espírito acolhedor que normalmente esta época nos trás. Desde a festa de natal das Crianças, às várias organizações dos grupos activos da freguesia, todos estão de parabéns pela iniciativas que levam a caso nesta época natalícia. Grupo Catequético, Grupo Coral Adulto e Infantil, Grupo de Jovens, toda a comunidade religiosa está empenhada em fazer do natal uma verdadeira época espiritual e de acolhimento.

Resta-nos referir que as Janeiras deste ano estarão a cargo do Grupo Coral que percorrerá toda a freguesia. Esperamos que sejam recebidos fervorosamente em todas as casas.


segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

sábado, 1 de dezembro de 2007

Escolas Primárias - Águas a céu aberto



Depois de várias queixas de moradores e pais, foi finalmente solucionado o problema das águas a céu aberto junto das escolas primárias.
Relembramos que se trata de um problema reincidente, e já anteriormente apontado como crítico.
Finalmente, e mais vale tarde que nunca, avançaram com uma obra que à partida irá solucionar um problema que tardava em ser resolvido no lugar do Vilar.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Inundações

Já é típico de há vários anos as inundações em algumas zonas da freguesia. Existem especialmente zonas críticas em Figueiró de Baixo, Ponte D'Áve e Santagões.

Em Figueiró de Baixo, fizeram-se à alguns anos atrás, obras de remodelação que, por má execução, passaram a ser frequentes as inundações aquando das chuvas fortes ou subidas do rio.

Na Ponte D’Ave, existe também uma zona crítica, que por se terem fechado as passagens de água, começaram a ser frequentes as inundações.

No lugar de Santagões, já de há vários anos que é normal a travessa luís de Camões inundar com as chuvas, mas nos últimos anos a situação agravou-se.

Estes são casos que urgem atenção e diligências.

Recuperação da Ponte Avança no Início do próximo ano

Segundo uma edição do jornal publico a recuperação da Ponte D. Zameiro teria o seu inicio no decorrer de Dezembro próximo. Contudo, já corrigido pelo publico on-line e como consta em outros canais informativos, a recuperação da ponte vai arrancar no início do próximo ano. (ver fonte)

A obra está estimada em 700 mil Euros, e vai prolongar-se pelo menos por 5 meses. Relembramos que este monumento está assim à já 4 anos, e que se encontra num estado bastante degradado.

Na altura da segunda derrocada, aquando de uma intervenção da Galp para retirar água do rio, a empresa responsável pela intervenção assumiu a reparação da ponte, o que até hoje não se verificou.

Desfolhada

Realizou-se no passado dia 13 de Outubro uma desfolhada organizada pela junta de Freguesia de Bagunte. Esta foi uma actividade inovadora e diferente que convidou toda a população a recordar os tempos antigos, em que se reuniam em casa dos grandes agricultores para se fazerem as habituais desfolhadas do milho.

Foi surpreendente a adesão e o entusiasmo que mostraram, e em muito pouco tempo desfolharam todo o milho, que se fez pouco para tanta vontade.

A animação esteve a cargo do grupo de Gião e do Grupo da freguesia “Os Restauradores”. A cargo da comissão S. Vicente Paulo estiveram os petiscos para tornar a noite mais saborosa.

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Rasgando os Céus - UM PROGRAMA DIFERENTE

Os céus do porto estão, este fim de semana, mais animados, com o RED BULL AIR RACE 2007.
Ficam aqui algumas fotos dos treinos decorridos ontem, e a sugestão para um sábado diferente.
Uma visita às lindas margens do Douro, quer em Gaia, quer no Porto, e assistir a um evento inédito em Portugal, que certametne irá fascina-lo.







Visite: www.redbullairrace.com

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

JOCADE NO BADOCA SAFARI PARK

Realizou-se no passado sábado, dia 25 de Agosto o passeio anual do Grupo de Jovens de Bagunte. Este ano teve como destino o Alentejo, mais propriamente a herdade da Badoca. Um excelente espaço, onde pode gozar a natureza e fazer um safari em pleno Alentejo.






Peregrinação a S. Bento da Porta Aberta à Noite!

Nos dias 21 e 22 do passado mês de Julho, membro do Grupo de Jovens de Bagunte – Jocade – participaram na peregrinação organizada pela pastoral de Jovens da Diocese de Braga, ao santuário de S. Bento da Porta Aberta, situado no “coração” do Gerês. Foram cerca de 300 os jovens de toda a diocese que partiram da Sé de Braga, pelas 21:30 horas de sábado, rumo a S. Bento.
Durante o percurso, de cerca de 39Km, todos ficaram a conhecer a vida e obra, daquele que é considerado um dos maiores santos da igreja.

Efectuaram-se também duas paragens para reflexão e oração.
Já no santuário, e após o reagrupamento dos jovens participantes, realizou-se pelas 9:30 horas de domingo, a cerimónia religiosa celebrada pelo Arcebispo de Braga D. Jorge Ortiga.
Foi longo e árduo o caminho percorrido. Dos 300 jovens que partiram da sé de Braga, só algumas dezenas conseguiram alcançar o objectivo. Entre eles, estão os três jovens baguntenses que percorreram toda a etapa sem desistirem.
Em todos, ficou a recordação de uma experiência inesquecível, e a vontade de a repetir.



à saída, sé de Braga (em cima), à chega a S. Bento (em baixo)

domingo, 19 de agosto de 2007

N. SENHORA DA AJUDA

Clique na imagem para vizualizar.

Ainda há quem atravesse a ponte...

Todos sabemos o estado da ponte de D. Zameiro, contudo, e de estranhar, é que a vedação tenha sido violada já à vários meses e nada se fez para restabeler a segurança do local.
Ora, no passado dia 12 de Agosto assistiu-se a passagem de algumas pessoas aventureiras que, destemidas, atravessaram a ponte passando ao lado do rombo.
Mas será que sabem verdadeiramente o risco que correm?

Ora vejamos então o tamanho do buraco:



Quatro Aventureiras que passam ao seu lado...



Exactamente por baixo delas está...



... esta enorme fissura no pilar.

sábado, 18 de agosto de 2007

Noites de Verão - Cinema ao Ar Livre

Começou esta sexta feira a 2ª edição do Cinema ao Ar Livre. Pelo segundo ano consecutivo a junta de Freguesia leva a cabo mais uma actividade que pretende proporcionar aos habitantes da freguesia momentos de lazer nas suas noites de verão.

A adesão tem sido significativa, com uma plateia a rondar os 50 espectadores.

O primeiro filme a apresentar foi Mr. Bean em Férias. Para as próximas sexta-feira está previsto a apresentação de 007 Casino Royale e Filme da Treta.


Cinema ao Ar Livre

Clique na imagem para ampliar.



Passeio dos Idosos de Bagunte

Clique na Imagem para ampliar.




Sugestão para férias...

De volta á actualização do Bagunte On-Line, e depois de uma temporada afastado das actualizações do Blog, voltamos a publicar cá os nossos artigos. Em altura de férias, e com o tempo incerto, vimos trazer aqui algumas sugestões para passar as suas férias em família.

Se gostam da aventura do conhecimento, aconselhamos uma visita ao VISIONARIUM, um local de descoberta, onde pode mostrar aos seus filhos um conjunto alargado de experiências, que sem dúvida irão agradar tanto aos mais pequenos, como aos mais crescidos.

Trata-se de um espaço muito bem inserido no Europarque de Santa Maria da Feira, que dista a cerca de 15 minutos do porto pela A1. Fica aqui a sugestão e o convite, a visitarem também o Web Site, onde podem ter um prévio conhecimento do local, tabela de preços e demais informação – www.visionarium.pt – web site oficial.

Se prefere um destino de praia e lazer, e está cansado do Algarve, damos-lhe uma sugestão. Aveiro. A muitas vezes chamada Veneza Portuguesa, é sem dúvida um destino diferente, onde pode encontrar uma belíssima praia, Natureza, e um espaço urbano como nunca visto em Portugal. Se escolher este destino, não deixe de apreciar o seu Farol, percorrer o pontão com cerca de 1 km de comprimento, de apreciar as casas típicas da zona e ainda a Reserva Natural Dunas de S. Jacinto.

Para os mais citadinos, aconselhas uma visita ao Fórum de Aveiro. Um espaço comercial e de lazer único e muito agradável. Para mais informações pode sempre consultar o web site www.cm-aveiro.pt

Farol Aveiro

Estádio Aveiro

sábado, 30 de junho de 2007

.......

Espanta-me a incapacidade de alguns para interpretarem o que se escreve. Fui acusado de ofensas pessoais dirigidas em particular a uma pessoa, e ainda de falta de respeito para com essa pessoa.

Nos textos da polémica, não existe nenhum insulto, nem desrespeito para com ninguém.

Ao contrário de quem me acusa, que à algum tempo atrás não se soube conter enquanto passava por mim na rua das Ladainhas, dirigindo-me vários insultos em alto e bom som, fui educado.

Infelizmente, a discussão sobre o tema acendeu-se ontem na assembleia de freguesia, com acusações, tendo o Sr. Presidente da Junta posto ordem na Assembleia e referindo que o tema nada tinha a ver com a assembleia de freguesia, interrompendo a sua discussão.

Fica no ar esta “polémica” de gente incapaz de interpretar um texto pelo que realmente ele contém.

Um blog é um meio de comunicação. Cabe ao seu autor a responsabilidade pelo que lá escreve, sendo que, neste caso, este blog é escrito em nome pessoal. Foi desenvolvido no sentido de se expressarem ideias, e não, ao contrário do que se pensa, como meio de angariação de polémicas. Essa é uma imagem que determinadas pessoas querem fazer passar no sentido de denegrir o seu conteúdo e o autor.

Compreende-se que nos últimos tempos existe um excesso de zelo relativamente a assuntos deste género. Refiro-me às polémicas entre o nosso primeiro-ministro e um autor de um blog, e ainda outros factos que são do conhecimento de todos, como o caso do Prof. Charrua.

O que ontem foi dito, pela interpretação que esse Sr. fez sobre o que escrevi, não está literalmente escrito, não passando da sua humilde interpretação dos factos. Cabe-nos a capacidade de aceitar as suas ideias sem mais comentários.

sexta-feira, 29 de junho de 2007

De regresso…

Nas últimas semanas houve uma diminuição da assiduidade de posts no Bagunte Digital, devido à pouca disponibilidade para actualizar o blog.

De novidades, temos a passagem por Bagunte de sua Excelência o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Eng.º Mário de Almeida, pessoa que muito estimamos. Soubemos que visitou a nossa freguesia no sentido de perceber, mais uma vez, as suas necessidades, os planos de futuro, etc.

Verificamos ainda, às vésperas de mais uma assembleia, que sobre a ponte ainda escasseiam noticias, o que nos deixa tristes. Esperemos que a vinda do Sr. Presidente da Câmara tenha trazido alguma boa nova em relação a este assunto. A ver vamos na assembleia desta sexta-feira.

Tal como já dissemos, estamos às portas de mais uma assembleia de freguesia, e algumas questões essenciais levantam-se. À porta da sede do BFC, encontra-se um poste de iluminação pública que partiu, e assim esteve alguns dias. Caso preocupante, tanto o facto de o terem partido, como de assim o deixarem. Já agora, fica aqui uma nota à quantidade de lixo que se foi juntando no terreno paroquial que confronta nas traseiras deste local. Um facto que poderia ser evitado com um caixote de lixo e um pouco de civismo.

Contudo o lixo não abunda apenas nesta zona, estando presente em vários locais da freguesia, com a zona da cruz da estrada, Ponte d’Áve, casal de baixo…

Verificou-se ainda um aumento do número de contentores de lixo, algo que parece ter agradado a população, que vê assim resolvido o problema da falta de espaço para colocarem o seu lixo doméstico. Devia era criar-se uns contentores especiais para se colocarem os lixos dos quintais e jardins. Em determinadas zonas da freguesia, os moradores enchem os contentores com este tipo de lixo. Uma questão a pensar.

Para terminar, saudamos a chegadas da Festa de Nossa Senhora das Neves no próximo domingo, e a aproximação da feira de artesanato em Vila do Conde. Evento que faz deslocar a Vila do Conde um grande número de turistas todos os anos.

sábado, 9 de junho de 2007

Jovem Arquitecto...

Foi noticiado no jornal de Vila do Conde da passada a semana a recente formação de um jovem arquitecto Baguntense. Aqui fica a noticia e mais um pouco sobre este jovem, a que desejamos todo o sucesso.


Raulino Ricardo Oliveira da Silva, residente na freguesia de Bagunte, filho de Ana Maria Saraiva de Oliveira e Raulino Gomes da Silva, concluiu a licenciatura de Arquitectura na Escola Superior Artística do Porto, com a média final de 15,31 valores, no primeiro trimestre de 2006.

Em Janeiro de 2007, concluiu o estágio profissional da Ordem dos Arquitectos Portugueses, desenvolvendo a actividade de arquitecto num escritório de arquitectura e urbanismo na cidade do Porto, e a nível individual em Vila do Conde.

Também no presente ano lectivo de 2006/2007, no âmbito das actividades de enriquecimento curricular do Ensino Básico, é professor de Expressão Plástica na escola de Macieira de Rates em Barcelos.


terça-feira, 29 de maio de 2007

6 Horas BTT Cividade de Bagunte


Está confirmado o regresso das 6horas de BTT Cividade de Bagunte. Este ano, a prova é parte integrante da Federação Portuguesa de Ciclismo, e conta desde já com o seu total apoio.

Com um espírito mais arrojado, a prova este ano divide-se em duas fazes. Uma fase com a duração de 6 horas, tal como o ano passado, e uma outra fase com a duração de 3 horas. O intuito é trazer até esta prova ainda mais publico.

Esperemos este ano ver correr entre os participantes gentes de Bagunte. Seria de certo o maior agrado da organização.

Visitem o site em: www.6hbttcividadebagunte.com.

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Com quatro anos ficou milionário

In Diário de Noticias

ALFREDO TEIXEIRA
HERNÂNI PEREIRA (imagem)

Começaram a jogar no Euromilhões quando o pequeno Rui tinha três anos. Foi há um ano, e foi a criança que escolheu os números da chave com que Joaquim e Inês jogam de então para cá. Logo da primeira vez saíram 250 euros. Na semana passada ganharam 15. Na sexta-feira ficaram milionários com o prémio de 15 milhões de euros.

Inês só no sábado se deu conta da fortuna. "Estava aqui no café com mais três clientes e vi o boletim. Gritei logo: o meu filho acertou no Euromilhões!", recorda a totalista. Inês, de 35 anos, é proprietária de um pequeno café no Largo de Santa Ana, em Bagunte, concelho de Vila do Conde. O marido, Joaquim Lemos, de 40 anos, está desempregado. Vendia produtos agrícolas mas nos últimos tempos ajuda a mulher no café.

Nenhum interiorizou ainda o facto de estarem milionários. "Vou ser a mesma que era. Não é o dinheiro que me vai mudar", refere Inês. Para já, pensam fazer uma viagem mas não escolheram ainda um destino. Depois querem uma casa própria, pois vivem numa cedida pelos sogros. "De resto, vamos ficar pelo café. Eu e o meu marido, porque o dinheiro não é tudo na vida", acrescenta a mulher.

Ontem de manhã, o Café Santana estava cheio de clientes e o tema de conversa não podia ser outro. No entanto, nada é oferecido. Inês diz que "toda a gente paga". E justifica: "Não é por me sair tanto dinheiro que vou passar a dar coisas."

Para já, a família de ambos vai ser ajudada e depois há o Rui, porque "sem ele nada disto teria acontecido". Por isso, muito do esforço do casal será o de tentar dar um bom futuro ao filho, agora com quatro anos. O Rui diz que "não está contente" e não pede aos pais nenhuma prenda especial. Envergonhado, esconde-se atrás da mãe, que, à porta do café, vai mimando o filho. Do interior ouvem-se as vozes e a algazarra dos homens. "As crianças agora têm de tudo. Não é preciso sair o Euromilhões, por isso é que ele não pede nada", salienta Inês, que tenta proteger o filho da máquina fotográfica do repórter do DN. Não quer que ele seja identificado. "Com tanta coisa que se ouve por aí, depois disto ainda nos tentam fazer mal", diz. O certo é que a notícia rapidamente se espalhou pela freguesia e, neste momento, toda a gente sabe quem são os novos milionários de Bagunte. Inês e Joaquim dizem que "não vão ficar excêntricos", como refere a publicidade ao Euromilhões. Não têm nenhum sonho especial a realizar. Vão continuar a jogar, "sempre com a mesma chave". E, diz Inês, "quem sabe se na próxima semana não nos voltará a sair".

In Diário de Notícias (Ver)

PARABÉNS AOS VENCEDORES

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Os moinhos e as Azenhas de Figueiró

O lugar de Figueiró está marcado pelos traços do passado... Gente, que nas margens de um regato que corre em direcção ao Ave, trabalhava o trigo para se fazer a farinha para o pão. Ainda hoje, existe lá, um moinho em funcionamento, cuja tradição continua de pé. Facto esse de salientar, visto estarem todos os outros desactivados, e inclusive, alguns em mau estado de conservação.

Ali ao lado, existe ainda um antigo forno da cal. Um dos poucos que sobrevive com os traços do passado na zona norte.

Estes são pontos de potencial turístico que infelizmente não têm o devido relevo. Contudo, têm bons acessos e são de fácil localização... Uma mais valia para a freguesia, que no futuro pode ser bem aproveitada. Referimos ainda o caso dos moinhos de São Lourenço em Viana do Castelo, que foram reabilitados por um programa europeu, permitindo a sua reconstituição e fazer deles um pólo atractivo para os turistas nacionais e internacionais. Bons exemplos do uso dos fundos europeus.

segunda-feira, 21 de maio de 2007

As 7 que afinal são 13...

É de compreender que Vila do Conde reúne bastantes maravilhas e elegerem-se 7 entre tantas, é realmente uma tarefa difícil. As tão faladas 7 maravilhas, afinal foram 13, o que deixou as contas de muitos baralhadas.

De assinalar, como já tinhamos referido, foi o facto de, na votação pela Internet, a Cividade de Bagunte ter registado o primeiro lugar.

Aí está um bom motivo para começarmos a olhar o que temos com outros olhos...

Registo ainda a Ponte D. Zameiro que ocupou um dos 7 primeiros lugares da votação via Internet.

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Procura Emprego?

Em altura de crise, aumentam a cada dia o número de desempregados. O Bagunte Digital decidiu ajuda-lo a si, que procura um emprego.

www.pontodeemprego.com
www.randstad.pt

Estes sites que apresentamos acima, permitem-lhe procurar empregos facilmente e de forma eficaz.

O site Ponto de Emprego, indica-lhe automaticamente os empregos disponíveis na zona que pretende. Numa das pesquisas que fizemos para a zona de Vila do Conde, haviam disponíveis 5 oportunidades de emprego, desde secretaria a operadores fabris.

O site www.randstad.pt, pertence à empresa de recursos humanos Randstad, e ao inscrever-se pode receber propostas de emprego, dentro das suas habilitações e qualificações profissionais.

Experimente!

terça-feira, 15 de maio de 2007

ALERTA INCENDIOS

As temperaturas altas e o vento estão aí. Em caso de incêndio ligue 117!

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Festa N. Senhora Fátima - em Imagens

Festa N. Senhora Fátima

As habituais comemorações do 13 de Maio em Bagunte, estiveram este ano marcadas pela chuva que se fez sentir e que, em parte, dificultou a sua realização, refiro-me nomeadamente à actuação do artista convidado - Ana Malhoa - que cantou apenas algumas músicas e cancelou o espectáculo devido à chuva e ao vento.
Tudo isto gerou alguma alteração no programa, que fez com que o fogo se iniciasse 30 minutos mais cedo que o habitual.

Nas festividades religiosas, as que atraem maior número de população, a procissão de velas, sexta feira, foi bastante concorrida como habitual, e a procissão de figurados teve também muito publico a assistir.

Nota positiva fica mais uma vez, como não poderia deixar de ser, ao tapetes florais. Estavam espalhados ao longo das ruas, Igreja; N. Senhora Fátima e Comércio, e mais uma vez, foram uma das principais atracções da festa. Durante a manhã eram várias as pessoas que percorriam as ruas a assistirem aos avanços da construção dos tapetes.

O domingo esteve marcado ainda pela forte sessão de fogo, bem como pela actuação das bandas de música convidadas.

As festividades encerram hoje, com o recolher do andor de N. Senhor dos Paços da igreja para a capela de N. Senhor dos Paços.

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Acidente Grave na Rua Luís de Camões

Deu-se ontem por volta da 17h um grave acidente na rua Luís de Camões, envolvendo um veículo ligeiro e carro sem carta.
O acidente levou ao corte da via durante cerca de 2 horas, e ao local acorreram 2 ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde e uma do INEM. Uma das vítimas esteve encarcerada, o que dificultou os trabalhos das equipas de socorro.
Naquela zona costumam suceder-se alguns acidentes graves, contudo as suas principais causas são o excesso de velocidade e má adequação da condução ao estado do piso.

Caminho dos fornos melhorado

Ainda que não tenha sido pavimentado, foi sem dúvida uma solução que resolveu parte do problema. Assim, o chamado caminho dos fornos, em Santagões, passa a estar transitável a todos os veículos.
O pouco, que se faz muito. Ao melhorar este caminho, o acesso ao largo de São Miguel, para quem vem da Rua Luís de Camões, passa a ser mais rápido.

Liberdade de Expressão

Liberdade de expressão é o direito de se manifestar opiniões livremente.

A liberdade de expressão é um conceito considerado frequentemente integral nas democracias liberais modernas para eliminar a censura. O discurso livre é também apoiado pela Declaração Internacional dos Direitos Humanos, especificamente sob o artigo 19 da declaração universal dos direitos humanos e o artigo 10 da convenção europeia de direitos humanos, embora esse direito não seja exercido em vários países.

(continua)

In Wikipédia

quarta-feira, 9 de maio de 2007

I Concurso de Fotografia - JUNQUEIRA EM IMAGENS

I Concurso de Fotografia - JUNQUEIRA EM IMAGENS

Festa de N. S. de Fátima

Estamos já na semana da Festa de expoente máximo da Freguesia, e verifica-se que os trabalhos de adornos do "palco" da festa já se iniciaram. Estas festas tradicionais, têm vindo a perder o seu público ao longo dos anos. Esperemos que Bagunte contrarie a situação e que a festa tenha o sucesso desejado pela organização e por todos os Baguntenses.
Tal como habitual, este ano não vai faltar o fogo de artificio e os habituais tapetes de flores naturais, que tanto embelezam a freguesia no dia da festa.

terça-feira, 8 de maio de 2007

Assembleia de Freguesia

Realizou-se na passada sexta-feira dia 4 de Maio, mais uma reunião da assembleia de freguesia de Bagunte.
Entre os assuntos tratados, esteve o relatório de contas do ano de 2006.
A reunião seguiu os parâmetros habituais, contudo notou-se que a oposição “falou mais alto” em todo o sentido da palavra, interrompendo várias vezes a assembleia, sem pedir autorização, com a voz fora de tom...
De salientar foi o facto de, mais uma vez, o Sr. Acácio Campos, ter referido que os documentos necessários para a Assembleia chegaram tarde e que não teve tempo de os analisar. Defende que deveriam ser entregues com a convocatória. Contudo, por várias vezes afirmou ainda não ter lido o regulamento e não perceber muito de leis. Perguntamo-nos se seria realmente necessário entregar os documentos mais cedo, uma vez que se já lá vai um ano e meio e ainda não leu o regulamento. Assim, talvez deva ser necessário entregar os documentos para as assembleias meia dúzia de anos mais cedo.
À frente, ao Sr. Presidente da Junta fica a vontade de que realmente 2007 seja um ano de investimentos e concretização de alguns projectos necessários.
Estaremos atentos, e imparciais, às suas promessas eleitorais. Sabemos que grande parte dos seus projectos, em termos de serviços, e acção social, estão bem encaminhados, mas o povo de Bagunte precisa de muito mais. Algumas obras necessárias, cuja envergadura sabe-se ser de grande porte, mas a necessidade assim o exige, e o esforço terá de vir por parte da Junta e da Câmara Municipal. O povo de Bagunte necessita de uma colaboração mútua entre o poder local. Se a oposição reclama a necessidade de que sejam solicitadas mais reuniões ao Sr. Presidente da Câmara, que assim seja. Este é um capricho fácil de satisfazer, e que não vai ficar nada mal à Junta de Freguesia. Pelo menos poderíamos passar a discutir outros assuntos mais importantes nas assembleias, uma vez que nas últimas tem-se insistido permanentemente neste assunto chato e fácil de resolver.

A ver vamos.

quinta-feira, 26 de abril de 2007

Novo Blog sobre BAGUNTE

O Bagunte Digital lançou um novo blog! Chama-se "Nas AsaS do Tempo" e pretende criar um espaço com recordações do passado da Freguesia de Bagunte. A ideia é nova, as fotos são poucas, mas a sua ajuda será essencial para o sucesso do nosso Blog.
Contamos com a sua participação para o nosso e-mail info@baguntedigital.com.
Pode enviar-nos fotos das festividades, das casas de Bagunte, de tudo! Esperamos por elas no nosso e-mail! Participe...

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Cividade de Bagunte em 1º Lugar

Depois de mais de 33 mil votantes, a cividade de Bagunte atingiu hoje o 1º Lugar na escolha das 7 Maravilhas de Vila do Conde. A gratificação fica aqui pelo facto de nos encontrarmos entre as 7 maravilhas! É sem dúvida, uma das maravilhas deste conselho que a câmara Municipal está a dar cada vez mais atenção e prestigio.

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Incendio em Bagunte!

«Um incêndio rural deflagrou esta noite, no Lugar de Vilar, em Bagunte.
Os Bombeiros
Voluntários de Vila do Conde chegaram ao local à meia-noite e 20 e levaram duas horas para apagar o fogo.
Estiveram em Bagunte, 2 carros de incêndio e 7 homens.» (in site rádio linear - 19 de Abril de 2007)

Bagunte tem estado um pouco aquém dos últimos anos, e não se têm verificado graves incêndios. Contudo, fica um alerta, há muita gente que continua a fazer fogueiras em Bagunte sem respeitar os dias quentes que se tem feito sentir. Esperamos o apelo ao bom senso por parte das autoridades desta freguesia no sentido de evitar tragédias de maior.
O mesmo desejo fica em relação aos proprietários - Limpem as matas.

ATLETISMO - 1º Grande Prémio da Marginal de Vila do Conde - Póvoa de Varzim

Vai realizar-se no próximo dia 20 de Maio pelas 10 da Manhã o 1º Grande Prémio da Marginal de Vila do Conde - Póvoa de Varzim em Atletismo.
A corrida conta com o apoio das Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e várias empresas.
Parte das receitas da prova revertem a favor da Associação Portuguesa de Paramiloidose.
A corrida terá o seu ponto de partida e chegada junto ao Forte de São João Batista. Nesta primeira edição, a prova terá como cidade anfitriã Vila do Conde, cabendo esse papel à Póvoa de Varzim em 2008.
Ainda de salientar é o facto de Rosa Mota ser a Madrinha da Prova. Visite o site em www.school-eventos.com/atletismo.

sábado, 14 de abril de 2007

Está a mudar... E para melhor!

Temos reparado, que nos últimos meses as ruas da nossa freguesia, têm andado bem mais asseadas.
A limpeza é algo que deve ser preservado em qualquer espaço público, e a verdade, é que Bagunte nos últimos anos tinha as bermas com bastante lixo e ervas.
Um sinal positivo de mudança, que deve manter-se daqui para a frente, esperam os baguntenses.

terça-feira, 10 de abril de 2007

Peregrinação a Balasar


O grupo de Jovens de Bagunte vai realizar mais uma peregrinação a Balasar, com especial atenção à Santa Alexandrina.
Este ano, será uma peregrinação com meditação na sua juventude, no seu modo de vida e dedicação à sua crença.
Esta é a 2ª peregrinação que o Grupo organiza a Balasar. A primeira foi feita o ano passado, e teve bastante adesão por parte dos populares. Este ano, apesar se ser aberta a todos os que a queiram integrar, será vocacionada para os jovens.

7 Maravilhas de Vila do Conde


O site da Câmara Municipal de Vila do Conde está a promover uma votação para as 7 Maravilhas do concelho de Vila do Conde.

Entre elas estão a Cividade de Bagunte e a Ponte D. Zameiro, que até este momento não atingiram um número significativo de votos, rondando os 1,5% e os 1% respectivamente.

Com especial destaque, continua o mosteiro de S. Simão da Junqueira que a este momento se encontra com cerca de 60% dos votos.

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Festa da Pácoa - Devoção Cristã


Ao aproximar-se uma das mais importantes festividades cristãs, Bagunte mostrou mais uma vez a sua devoção e viveu intensamente mais um Fim-de-semana do Domingo de Ramos.

Primeiro, como já publicamos, com a representação da Via-sacra. Depois, as celebrações do Domingo de Ramos/Dia Mundial da Juventude, contaram mais uma vez com a habitual animação da Eucaristia pelo grupo de Jovens da Freguesia.

Aqui fica uma palavra de apreço a todos que trabalham nas actividades desta freguesia, que muitos afirmam estar parada no tempo, mas que outros se impõem e intensificam as suas actividades. Resta-nos desejar que assim continue, com uma especial colaboração entre todos os movimentos da freguesia para que as actividades organizadas sejam um sucesso.

Bagunte representa Via Sacra

Ao aproximar-se mais uma festa da Páscoa, multiplicam-se as representações da Via Sacra pelo nosso país.

Com forte tradição em especial na zona norte de Portugal, Bagunte teve também a representação da Via Sacra.

Foi organizada pelo Grupo Coral da Freguesia, e contou com a presença do Grupo de Jovens e População em Geral (Jovens, Crianças e Adultos) que muito bem desempenharam os seus papeis e representaram a Ceia dos Apóstolos, a entrada de Cristo em Jerusalém, a condenação e crucificação.

Tudo pensado ao pormenor, onde não faltaram cenários bem elaborados e muito publico assistente, a iniciativa foi do agrado de todos que muitos elogios fizeram, dizendo que se trata de uma importante festa Cristã que deve ser celebrada com grande intensidade.

De agrado foi ver tantos jovens e crianças a participar nas actividades.

Feira Anual – Mais de 100 anos de tradição


Realizou-se mais uma vez a Feira Anual de Bagunte. A Feira, com a sua longa tradição de exposição de gado, teve mais uma vez uma forte adesão do público, que ao contrário do que se pensa, esteve em força na Feira Anual.

A feira teve início com o desfile de gado desde a rua do Emigrante até ao largo de Santana, seguindo o concurso de Gado. A concurso, estiveram vários expositores, com gado de várias raças.

Uma nota fica para o facto de alguns expositores carregarem de imediato o gado, logo depois de irem a concurso, o que faz com bastantes pessoas acabem por não ver o gado premiado, contudo a organização mostrou-se empenhada em alterar este e outros aspectos nas próximas edições.

De salientar ainda é a necessidade de se realizar a feira num espaço mais amplo, de forma a garantir a melhor exposição do gado, e também assegurar de melhor forma a segurança do público.

Em geral, cumpriu-se mais uma vez a tradição e fez-se notar a vontade dos baguntenses para que a feira continue bem representada.

quinta-feira, 8 de março de 2007

IRS - Apoios ás Juntas de Freguesia


O governo vai subsidiar as juntas de Freguesia, para que estas prestem apoio aos contribuintes na entrega das declarações de IRS via Internet. A ideia, é as Juntas de Freguesia passarem a prestar este serviço de forma especializada e gratuita, permitindo aos contribuintes e ao próprio estado poupar tempo e dinheiro com esta medida.

Os montantes podem oscilar entre os 600 e os 1600 euros, dependendo do número de eleitores de cada freguesia. Assim, uma freguesia com 15000 eleitores irá receber aproximadamente 1600 euros.

De salientar é o facto de algumas juntas de Freguesia já efectuarem este serviço de forma gratuita às populações. A junta de freguesia de Bagunte está, pelo segundo ano consecutivo, a proceder à entrega da declaração de IRS pela Internet, e ao que apurou o Bagunte Digital, a adesão aumentou relativamente ao último ano.

quinta-feira, 1 de março de 2007

Bagunte

Boa noite!

Sou Joana Magalhães, neta de habitantes de Bagunte. Vivo no Porto mas sempre visitei Bagunte. Gostava de deixar apenas uma opinião pessoal ou até um simples Pararbens pelo trabalho desenvolvido pelo menos a nível informático.
Cada vez a internet é meio de comunicação e como tal Bagunte não pode ficar para trás.
Julgo que também a Bagunte lhe falta inovar um pouco mais, trazer para ela serviços capazes de satisfazer as necessidades dos seus habitantes.
Mas acima de tudo, espero que Bagunte nunca perca o seu espirito e o seu ar puro, a sua calmia que só ai se encontra.

Parabens

E-mail enviado por uma leitora do Bagunte Digital - Joana Magalhães

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Os Blogs e a sua importância

Um blog demonstra a sua importância pela abertura de comunicação. Ao pesquisar na Internet informação sobre os mais determinados temas (algo que a profissão assim o exige) encontro muitas vezes informações sobre a nossa terra, sobre as nossas terras vizinhas, etc.
Ora foi o que se passou com o blog Junqueira On-line que, ao pesquisar informação sobre um trabalho que estou a desenvolver, encontrei uma noticia que falava de um clube de BTT da Junqueira, que por sua vez tinha um blog, que por sua vez tinha ligação a outro blog - o Junqueira On-Line.
A ligação entre os blogs é um ponto importante na divulgação de ideias, trabalhos, acontecimentos, etc.

Fica aqui a nossa mensagem ao nosso Amigo Nelson Silva (Junqueira On-Line) ao qual agradecemos o comentário. Temos ainda a dizer que as suas fotografias são óptimas e esperamos que um dia, Bagunte também o possa influenciar na criação de fotografias de tão elevada qualidade e beleza.

Resp. Gráfico do Bagunte Digital

Junqueira on-line

Nelson Silva said...

Obrigado pelo link para o blog Junqueira On-Line. Apesar de não ser de Bagunte, a proximidade geográfica faz com que regularmente visite o seu blog, que, diga-se de passagem, admiro particularmente. Acho que em face da qualidade demonstrada, era muito interessante se as pessoas participassem mais, com comentários. Infelizmente isso não tem acontecido. Se fosse de Bagunte, não deixaria de participar activamente. Apesar disso, se me permite a "arrogância", VISITEM O BAGUNTE DIGITAL E COMENTEM!. Um abraço junqueirense.

Enviado Pelo Autor do blog junqueira.wordpress.com, a quem a equipa do Bagunte Digital deixa aqui um enorme abraço.


quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Declarações IRS

Preocupado em saber onde vai fazer a declaração de IRS? Quer saber se vai receber, ou pagar? E melhor ainda, um local onde o passa fazer sem quaisquer custos?
A Junta de Freguesia de Bagunte está a proceder pelo segundo ano consecutivo ao preenchimento gratuito pela Internet das declarações de IRS.
Esta funcionalidade permite-lhe poupar tempo e dinheiro. Além do mais, permite-lhe ter uma previsão se vai ter de pagar IRS, ou receber.
Como já disse, este serviço está a ser desenvolvido pela junta de freguesia de Bagunte, sem quaisquer custos para quem a ele recorre.

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

ABORTO! SIM OU NÃO

Depois de uma campanha atribulada, onde muitas vezes se usaram métodos pouco éticos, como campanhas em igrejas, o que não faz de todo sentido, o sim ganhou.

Mas será que toda a gente votou em consciência, ou terá existido neste voto uma necessidade por parte dos votantes de se tentar arrumar esta questão na gaveta de uma vez por todas?

Ao que me refiro, é essencialmente, a um cansaço por parte da população portuguesa nesta matéria, que desde de 1998 não se tem falado noutra coisa senão na despenalização da interrupção voluntária da gravidez.

A verdade, é que eu, em particular e isto digo-o em questão pessoal, votei em branco. Porquê? Porque achei que a campanha foi muitas vezes aos dois níveis, pouco ética.

O sim dá-lhes uma segurança e reporta à mulher toda a responsabilidade sobre a decisão de fazer um aborto, mas o não defendia uma vida, uma vida que já se gerou dentro dela, e que já mexe às 10 semanas de vida. O sim, ajuda a resolver o problema de uma gravidez numa rapariga com 14/15 anos, o não defendia a criação de um apoio social quando isto acontecesse.

A igreja tomou um partido o que foi natural, mas muitas vezes sarcástico. Haviam outros métodos de apontarmos este problema, mas neste aspecto, e isto aconteceu em Bagunte, apenas souberam seguir a questão do NÃO ao aborto, quando na verdade se votava a lei da despenalização da mulher.

Infelizmente, as pessoas foram votar no aborto e nem tão pouco leram a questão que estava escrita no voto com a devida atenção, votando verdadeiramente no sim ou não ao aborto e não na alteração da lei.

Contudo, uma nota negativa ainda aos partidos que se envolveram nesta luta, poderiam ter sido mais independentes. Seguiram a regra natural, se a oposição é contra, nós somos a favor. Poderiam ter colocado de parte a questão partidária e não envolver a politica nesta questão meramente social.

Em Bagunte venceu o Não, tendo a abstenção chegado aos 50%, algo que não nos surpreende e que reflecte o cansaço da população nesta matéria.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Queremos uma Freguesia mais limpa!

Denunciamos aqui o facto de uma casa no lugar da Igreja despejar a fossa para a estrada, mas a verdade é que por Bagunte existem mais sítios onde se fazem este género de práticas. Já se assistiu em Corvos, Aldeia Nova, Vila Verde, Figueiró de Baixo e muito provavelmente acontece ainda em mais zonas, que nunca tivemos oportunidade de as verificar.

Verificam-se ainda outras situações, por exemplo no Lugar da Aldeia Nova, existem moradores que colocam os restos do seu quintal e jardim, nos terrenos dos vizinhos, deixando-os cheios de lixo natural amontoado, um tremendo risco em caso de incêndio.

Por fim, um último alerta, no lugar de Vila Verde, um agricultor gosta de passear os seus animais pela rua, quando podia fazê-lo pelos seus terrenos. Ora a parte preocupante está no facto de a rua estar completamente imunda impedindo a circulação pedonal.

Estaremos atentos e críticos a estas situações.

Poderia fazer-se alguma coisa...

Ainda no início de um novo ano, Bagunte espera realmente um aumento de investimento. Falamos aqui na necessidade de se requalificar a área do largo de Santana, mas a verdade, é que são várias as zonas onde é necessária uma intervenção.

Os jardins são sem dúvida um ponto de embelezamento da freguesia, mas existem determinadas estruturas que mereciam também uma reestruturação.

No lugar de Santagões, por exemplo, existe uma pequena rua, com menos de 50 metros que poderia ser pavimentada. Pensamos ser um esforço menor, para uma satisfação maior da população que ali mora. (Existe ainda uma outra rua neste lugar nas mesmas condições, mas um pouco maior…)

Neste lugar ainda, existe uma rua, cuja falte de saneamento provoca inundações na rua e numa das casas da rua, quando a chuva é intensa. Caso preocupante.

Nos lugares da Igreja, Santana e Vilar, são inúmeras as situações em que as casas têm águas direccionadas para a rua, deixando-a constantemente suja e mal cheirosa.

A mais preocupante de todas, deu-se ainda no passado dia 17, quando eram cerca das 23 horas, e um mau cheiro inundou a zona junto à Igreja Paroquial. Qual o espanto, quando se reparou que havia ali uma casa que acabava de despejar a fossa pela rua abaixo. Caro Sr. a Junta de Freguesia presta um serviço que resolve este tipo de problemas, sem incomodar ninguém. €5 para esvaziarem a fossa é uma quantia insignificante e resolvia essa falta de civismo que aí se exerce.

Não nos prolongando mais, referimos só que se deveria estar mais atento a estas situações. São pequenas coisas, que dizem muito…

segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Novo Endereço WEB

O Bagunte Digital registou o seu domínio…

A partir de agora, para abrir o nosso blogg, basta digitar WWW.BAGUNTEDIGITAL.COM.

 

Cada vez mais perto…

sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

Um Largo que merece mais...

Provavelmente, este é um dos poucos aspectos onde toda a freguesia estará de acordo. Não queremos esta questão constantemente adiada.

Compreendemos as dificuldades das autarquias no que diz respeito a investimentos económicos, mas não podemos desculpar-nos para todo sempre por falta de dinheiro. Será que ainda não se juntaram uns trocos para fazer uma obra neste largo?

Apelamos ao empenho neste projecto, por parte dos responsáveis da Câmara Municipal, apelamos à insistência, por parte da Junta de Freguesia, mas acima de tudo apelamos à união da população neste objectivo comum, que é resolver a questão do Largo de Santana.

quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

Paisagens que inspiram "artistas"...

Foi com grande espanto quando hoje, em pesquisas num site de fotografia na Internet, encontramos três fotos lindíssimas de Bagunte.

Estão publicadas no site www.olhares.com e podem ser vistas nos respectivos links por cima de cada uma. Aqui colocamos apenas uma amostra de baixa resolução, uma vez que são trabalhos com direitos de autor.

É bom ver que as nossas paisagens servem de inspiração àqueles que nos visitam, bem como aos que comentam as fotos neste site. Ao aceder aos links em baixo, alé das fotos, pode também ver os comentários deixados pelos visitantes do site.

Link: http://www.olhares.com/ponte_d_zameiro/foto662289.html


Link: http://www.olhares.com/cividade_de_bagunte/foto585578.html

Mau aspecto merece mais atenção!

O aspecto urbanístico dos locais públicos é uma preocupação que devia ser da responsabilidade de toda a gente.
Em Bagunte existem alguns pontos a corrigir nesta área.
Para dar um exemplo, na zona da Ponte D’Ave, no largo da Capela de N. Senhora da Ajuda onde, pior que não ter um jardim arranjado, é ter um vizinho que não conhece o significado de limpeza e arrumação, existe uma oficina que labora na via pública, sem condições, obstruindo o trânsito, a lindíssima vista para a capela e rio, e sujando a estrada com substancias perigosas para a circulação automóvel e pedonal como são os óleos. Certas áreas estão negras de tanto óleo queimado que já ali caiu.
É um caso preocupante… Na passada Quinta Feira, dia 28 de Dezembro o Largo estava completamente obstruído por vários camiões ali estacionados, que dificultavam a visibilidade e circulação automóvel na zona.
As autoridades competentes deveriam tomar precauções relativamente a estes aspectos, pois é do interesse de todos que eles não aconteçam.